Este artigo faz parte da série Estratégia de Marca.
Como criar uma estratégia de marca
[Passo 1] Estratégia de Marca: crie o seu Brand Heart
[Passo 2] Estratégia de Marca: crie sua mensagem de marca
[Passo 3] Estratégia de marca: crie sua identidade visual (você está aqui)
[Passo 4] Estratégia de marca: crie suas diretrizes de marca
Quando a maioria das pessoas pensa em branding, pensa na identidade visual de uma marca: o logotipo, cores, tipografia e outros elementos que atuam como a “face” da marca. Agora que você criou o seu Brand Heart e suas mensagens, é hora de dar vida a sua marca:
- Logotipo
- Tipografia
- Cor
- Imagens
Uma identidade visual forte deve ser proposital, em primeiro lugar. Você não está apenas projetando para hoje. Você está projetando para o futuro da sua marca. Assim, uma boa identidade visual é:
- Flexível: deve crescer com a sua marca, independentemente de você estar se ramificando em novos produtos, serviços ou até novos setores.
- Abrangente: ele deve fornecer aos designers da marca e aos criadores de conteúdo as ferramentas necessárias para o desempenho adequado do trabalho.
- Intuitivo: deve ser intuitivamente projetado e bem construído para que cada elemento complemente o outro.
Observação: Dependendo da sua marca, pode ser necessário expandir sua identidade visual ao longo do tempo. Nesse caso, considere adicionar diretrizes para elementos visuais adicionais.
Logotipo
Um bom logotipo deve ser memorável e pesquisas mostram que os logotipos mais memoráveis são os mais simples. Você deseja que ele reflita sua marca, sim, mas mantenha-o simples, se quiser que ele cause impacto. Considere como as pessoas processam visualmente e atribuem significado às imagens, pois as pessoas atribuem características diferentes a formas diferentes.
Tipografia
Tipografia é uma extensão do seu logotipo; portanto, começamos com o design do logotipo primeiro. No entanto, a tipografia é mais importante do que nunca, pois as pessoas estão consumindo palavras em vários meios. Dito isso, algo que funciona na sua embalagem pode não funcionar bem no seu site, por isso é importante considerar não apenas como a tipografia se alinha à sua marca, mas também os diversos aplicativos para os quais ela será usada.
Cores
A cor é um dos elementos mais poderosos da marca. A cor pode afetar tudo, desde a percepção da marca até a intenção de compra, mas é uma ciência um pouco complicada. Nem todas as cores evocam as mesmas coisas em todos, porque nossas associações com as cores são muito subjetivas.
Imagens
As imagens são mais importantes do que nunca, agora que grande parte da sua marca é comunicada através da mídia visual. Se você escolhe fotografia, ilustração ou uma combinação de ambos, tudo deve se alinhar à sua marca.
Ilustração
Desenvolver um estilo de ilustração exclusivo é uma maneira inteligente de marcar visualmente seu conteúdo, mas não exagere. Prefira um estilo claro, discreto. Não misture estilos ou ilustrações com lixo visual.
Fotografia
A fotografia é uma ferramenta eficaz e versátil, que consome menos tempo para projetar. No entanto, você precisa de uma estética clara para mantê-la consistente com sua marca. Você também deve considerar os recursos disponíveis para você:
- Sites de imagens (grátis): há uma tonelada de fotografias on-line gratuitas e de alta qualidade, e você pode criar facilmente tratamentos de design exclusivos que transformam uma imagem suave em uma fotografia que comunica sua marca.
- Licenças de imagem (pagas): há uma variedade de serviços fotográficos que permitem licenciar fotos individualmente ou como assinatura. É menos provável que apareçam no site de seus concorrentes, mas isso ainda pode acontecer porque qualquer pessoa pode comprá-los. Confira Shutterstock, Adobe Stock e Alamy se você quiser seguir esse caminho.
- Personalizado (gratuito ou pago): estamos vivendo uma era de ouro da criação, graças à quantidade de ferramentas criativas disponíveis para todos. Você pode encomendar fotografia ou deixar sua equipe cuidar disso, desde que eles tenham as habilidades e ferramentas para criar imagens em alta resolução.
Continue para o último passo da séria:
[Passo 4] Estratégia de marca: crie suas diretrizes de marca