Este artigo faz parte da série Estratégia de Marca.
Como criar uma estratégia de marca
[Passo 1] Estratégia de Marca: crie o seu Brand Heart
[Passo 2] Estratégia de Marca: crie sua mensagem de marca (você está aqui)
[Passo 3] Estratégia de marca: crie sua identidade visual
[Passo 4] Estratégia de marca: crie suas diretrizes de marca
Agora, você precisa descobrir sua Essência da marca (como expressar quem você é) e sua Mensagem de marca (como falar sobre quem você é). Quando você define e documenta esses elementos de maneira eficaz, pode garantir que sua marca se comunique de maneira honesta, autêntica e consistente.
Criando sua essência da marca
Podemos entender a voz da marca como a união de quatro componentes:
- Personalidade
- Voz
- Tom
Identificar esses elementos pode parecer difícil, mas não é uma tarefa trabalhosa. Sua essência é particular. Não precisa ser produzida; ela simplesmente precisa ser descoberta e documentada.
1) Personalidade: Sua personalidade é basicamente as características e atributos humanos da sua marca. Você é curioso e entusiasmado? Sofisticado? Agressivo? Sua personalidade é o reflexo do seu Brand Heart, influenciado por suas crenças e refletido em seu comportamento. Quando você tem uma compreensão de sua personalidade, pode inseri-la em todos os aspectos da sua marca, desde o processo de atendimento ao cliente até as descrições dos produtos. Essa é uma maneira poderosa de se diferenciar e cultivar relacionamentos.
2) Voz: É como sua marca fala. Lembre-se de que toda voz de marca é única. Uma marca de refrigerante não fala da mesma maneira que uma marca de perfume e uma marca de perfume soa diferente da outra. Sua personalidade já influencia a voz da sua marca; você só precisa articulá-la para poder se comunicar de forma consistente em seu conteúdo.
Cuidado! As palavras, frases, gírias e piadas que você usa comunicam sua identidade de maneira direta e indireta. Pense em como você quer falar – e em como seus clientes querem ser atendidos.
3) Tom: O tom da sua marca é basicamente a nossa atitude geral. Sua voz pode ter autoridade, mas o tom é respeitoso. Pense na voz da sua marca como você fala e no seu tom como em diferentes contextos. Você sempre usa a mesma voz, mas pode mudar de tom dependendo de com quem está falando.
DICA: Se você não souber exatamente qual é o seu tom, pense em como deseja que as pessoas se sintam. Escolha pelo menos três palavras para descrever seu tom.
Exemplos:
Coca-Cola: é relacionada a felicidade, alegria e boas experiências.
Disney: tem um vocabulário próprio, ligado a realização de sonhos, encantamento, diversão e brincadeira.
Nike: tem um tom motivador e inspirador.
Criando a mensagem da sua marca
Existem muitas maneiras de falar sobre quem você é, o que faz e por que as pessoas devem escolher sua marca ao invés da concorrência. Para os objetivos dessa estratégia de marca, começamos com as mensagens mais básicas: proposta de valor, slogan e pilares de mensagens.
1) Articule sua proposta de valor.
Sua proposta de valor é uma explicação sucinta dos benefícios funcionais e emocionais que seu produto ou serviço oferece aos clientes. Não é apenas quem você é e o que faz de maneira diferente (seu posicionamento); é também como você resolve a dor deles e por que eles deveriam escolher você ao invés da concorrência.
Você também pode pensar nisso como a promessa do que seu cliente receberá se comprar de você. Se você deseja que sua marca seja bem-sucedida, você precisa ter a resposta para esta pergunta antes que alguém pergunte. No futuro, é o que todas as suas mensagens irão comunicar e reforçar.
2) Defina seu slogan.
Seu slogan é uma frase ou palavra usada para resumir um posicionamento no mercado. Criar um ótimo slogan não é como nos filmes. A maioria das empresas não tem um Don Draper para simplesmente fornecer a linha perfeita. Geralmente, é um longo caminho através de brainstorms.
3) Pilares de mensagens.
Seus pilares de mensagens são as principais histórias que você deseja contar sobre sua marca – o que o torna único e diferente. Cada conteúdo que você cria deve reforçar essas mensagens principais em todos os pontos de contato.
Dependendo das necessidades da sua marca, convém articular elementos adicionais de mensagens, incluindo:
- Promessa de marca
- História da marca
- Manifesto / compacto
- Origem ou história do fundador
Conclusão
- Entenda quem você realmente é e use seus valores para orientar suas decisões da melhor maneira possível para seus colaboradores, seus negócios e clientes.
- Comunique sua marca de maneira consistente e eficaz por meio de cada conteúdo que você criar.
- Atraia os clientes certos para criar uma marca forte e duradoura.
- Posicione sua marca de uma maneira que o ajude a competir agora – e amanhã.
Continue para o próximo passo:
[Passo 3] Estratégia de marca: crie sua identidade visual