Este artigo faz parte da série Estratégia de Marca.
Como criar uma estratégia de marca
[Passo 1] Estratégia de Marca: crie o seu Brand Heart
[Passo 2] Estratégia de Marca: crie sua mensagem de marca
[Passo 3] Estratégia de marca: crie sua identidade visual
[Passo 4] Estratégia de marca: crie suas diretrizes de marca (você está aqui)
As diretrizes, também conhecido como Manual de Identidade Visual ou Brandbook, servem como um guia de como usar sua marca, especificamente no conteúdo e na comunicação que você cria. Portanto, as diretrizes da sua marca devem incluir orientações suficientes para capacitar qualquer criador a produzir um trabalho que fortaleça a marca em vez de enfraquece-la.
Para garantir que as diretrizes da sua marca sejam abrangentes, inclua instruções para sua identidade visual e verbal.
Diretrizes verbais
- Essência da marca (personalidade, voz, tom)
- Tagline
- Proposta de Valor
- Pilares de mensagens
- Qualquer outra informação útil ou relevante
Diretrizes visuais
- Logotipo
- Cor
- Tipografia
- Imagens (fotografia, ilustração)
- Iconografia
- Gráficos
- Elementos interativos
- Vídeo e movimento
- Estandes, etc.
Lembre-se: a força de uma marca é determinada por sua consistência ou falta dela.