O rebranding de uma marca é coisa séria! Faça-o bem e você terá sucesso. Faça mal e você será uma piada na internet.
O custo de uma nova marca é caro em tempo, dinheiro e energia. Quando não funciona, perde-se em tudo.
Não importa o quão preparado você pensa que está, existem muitas armadilhas, pequenas e grandes, que podem sabotar sua marca – sem você perceber.
Como evitar os erros mais comuns no rebranding
Não importa se você é uma marca global ou uma pequena startup; todos estão vulneráveis a erros de novatos. Se você quiser ter sucesso no redesign da sua marca é importante saber o que evitar.
Erro 1: Preciso mostrar serviço. Vou mudar o logo!
Não há data de validade para sua marca, mas às vezes as pessoas sentem que precisam de uma mudança por razões desnecessárias:
- É muito antigo;
- Agora a tendência é o degradê;
- Meu concorrente acaba de mudar a marca;
- “O novo CEO não gosta do logotipo”. É muito comum profissionais de marketing, quando entram em uma nova empresa, sentirem a necessidade de “mostrar serviço” para seus superiores e a primeira coisa que fazem é mudar o logotipo.
Cuidado! Isso requer uma reflexão séria antes de começar.
Certamente existem razões válidas para buscar o redesign. Veja algumas:
- Você não se destaca dos seus concorrentes;
- Você está indo atrás de uma nova audiência.
- Sua empresa expandiu.
- Está extremamente desatualizada.
- Não reflete seus valores / identidade.
- Você fundiu ou adquiriu.
Se você sente que é necessário mudar, que as vendas caíram ou você não está se destacando entre seus concorrentes, converse com um profissional. Durante essa conversa, você deve ser capaz de justificar claramente por que está querendo renovar e como isso se relaciona à sua estratégia de marca.
Erro 2: Quem sou?
Quando uma marca não possui um brand heart definido (objetivo, visão, missão e valores), é difícil concluir uma nova marca de sucesso. Você precisa descobrir a sua essência; isso influencia tudo, desde os produtos projetados até a maneira como você conversa com os clientes.
Se você não sabe quem é ou por que existe, como pode construir uma marca forte? Como você pode se comunicar efetivamente? Como você pode mudar a marca da maneira certa? É quase impossível.
Antes de iniciar uma nova marca, reserve um tempo para identificar e articular seu brand heart, incluindo:
- Objetivo: Por que você existe?
- Visão: Que futuro você deseja ajudar a criar?
- Missão: Como você cria esse futuro?
- Valores: quem é você? Como você trabalha?
Fazer isso ajudará sua agência a garantir que seu trabalho esteja alinhado.
Erro 3: Quero mudar meu logotipo
Geralmente a mudança no logotipo é a única coisa que entusiasma as pessoas, pois é a primeira coisa a aparecer. Mas esse é um dos maiores erros. Sua marca não é apenas seu logotipo ou identidade visual. É sua estratégia, suas mensagens e muito mais.
Erro 4: Eu “acho” que….
Nada de “achismo”! Quanto mais você entender onde está e para onde precisa ir, maior é a probabilidade do seu rebranding ser um sucesso. Antes de iniciar qualquer projeto, é importante saber:
- Como sua marca é percebida atualmente (interna e externamente)
- Como seus concorrentes são percebidos
Para estudar seus concorrentes, realize um benchmarking. Isso o ajudará a avaliar como eles abordam todos os aspectos de sua marca, desde o design e o slogan do logotipo até a voz e as mensagens da marca.
Para descobrir como seus colaboradores e clientes se sentem em relação à sua marca, realize um diagnóstico de marca internamente.
Erro 5: Mandei o briefing pelo Whatsapp
Uma nova marca é como qualquer projeto criativo. Embora pareça divertido querer mudar, você precisa de alguns parâmetros e diretrizes. É isso que um briefing completo fornece.
Se você fez seu diagnóstico de marca, deve ter todas as informações relevantes necessárias para preencher o seu briefing. Isso irá munir sua agência a desenvolver um excelente projeto.
Erro 6: Amanhã tá pronto?
Não há nada mais desagradável do que um processo atropelando etapas. Uma das maiores coisas que ajudará a sua marca a funcionar sem problemas é respeitar cada etapa do processo.
Existem muitos elementos de uma nova marca, cada um dos quais precisa de aprovação das partes interessadas.
Erro 7: Ah! Mas, o roxo tá na moda este ano…
Sua marca deve ser líder em seu setor, não seguidora. Então, por que copiar as últimas tendências de design? Na melhor das hipóteses, parece desconhecimento. Na pior das hipóteses, parece desespero.
Destacamos o setor de tecnologia que se tornou particularmente homogêneo em se tratando de tipologia:
Depois do benchmarking da concorrência, você deve ter um norte de como pode se diferenciar dos seus concorrentes.
Erro 8: Acho que a Comic Sans vai ficar legal no meu logo. (entendedores entenderão)
Você não está apenas mudando hoje; você está mudando para ajudar sua marca a crescer no futuro. Como tal, você precisa criar uma identidade visual que seja flexível.
Considere os diferentes tipos de conteúdo que você precisará criar e os vários pontos de contato. Pense em como o seu logotipo ficará em 10 anos ou em como a tecnologia e as plataformas evoluirão. Se você puder pensar criticamente e antecipar essas necessidades, estará preparado para o sucesso.
Erro 9: Vou mostrar para minha esposa!
Não importa o quão bonito seja o seu logotipo, se ele não se conectar com o seu público, não o ajudará a atingir os objetivos da sua marca.
É por isso que pesquisa com o público é a chave para descobrir se a identidade da sua marca funciona.
As perguntas mais importantes a serem feitas:
- Sua marca muda com as pessoas?
- Isso reflete com precisão quem você é, o que você é e o que você está tentando alcançar?
Se você testá-lo e houver uma desconexão significativa entre o que você está tentando se comunicar e o que as pessoas percebem, você tem mais trabalho a fazer.
Erro 10: Salva em Word pra mim.
Depois de colocar tanto trabalho em uma marca, os recursos, os testes, o tempo, não há nada pior do que desperdiçá-lo por não ensinar as pessoas a usá-lo. Para manter sua equipe e parceiros na mesma página, crie um Manual de Identidade Visual.