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Qual é a história da sua marca? 

Qual é a história da sua marca? 

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Qual é a história da sua marca?

Em uma época em que as pessoas se tornam cada vez mais resistentes ao marketing de interrupção, a história de marca (storytelling) pode ser a chave para sua sobrevivência. 

Por muitos anos, marketing de interrupção reinou. Mas as pessoas estão cansadas dessa via de mão única. Por isso, vimos o surgimento do marketing de engajamento, onde as marcas se concentram na construção de relacionamentos por meio do conteúdo. 

O seu público precisa saber quem você é, porque devem prestar atenção em você e o que vocês podem ter em comum. Quanto melhor a marca se comunicar, mais fácil será envolver as pessoas e, com o tempo, construir relacionamentos valiosos. Mas como fazer isso? Ao compartilhar sua história da marca através de cada conteúdo que você cria. 😉 

O que é uma história de marca?

A história da sua marca (storytelling) é a combinação de muitas coisas. É quem você é, com o que se importa, o que faz, como ajuda as pessoas etc. Em resumo, é a história de por que você existe e por que as pessoas devem querer interagir com você. 

Os benefícios de contar a história da sua marca

Hoje você tem uma oportunidade sem precedentes de desenvolver um diálogo com as pessoas por meio do conteúdo. Seja pelo site, por e-mail ou nas redes sociais, compartilhar a história da sua marca entre os pontos de contato é uma das maneiras mais eficazes de captar a atenção, envolver e conduzir as pessoas no caminho da compra. 

Mesmo assim, vemos muitas marcas que hesitam em fazer isso. Seja porque elas têm reservas quanto a fornecer tanta transparência à sua marca ou simplesmente porque não sabem por onde começar, essas marcas estão perdendo os maiores benefícios de narração de marca. 

Se você já esteve em cima do muro, aqui estão cinco razões pelas quais você deve compartilhar a história da sua marca:

1) Contar histórias de marca faz você se destacar

O que o torna único? Seja o design do produto ou os serviços, há uma razão para você ser diferente – e as pessoas querem saber o que é. 

Você pode pensar que não, mas informações de como você surgiu, sua trajetória de crescimento, são mais interessantes para as outras pessoas do que você imagina. 

Se você pode destacar as coisas que o tornam único por meio de seu conteúdo, pode facilmente ofuscar seus concorrentes.

2) Humaniza sua marca

As pessoas querem interagir com pessoas. Sua marca é composta de pessoas, certo? Ao compartilhar a história da sua marca, você torna mais fácil para as pessoas saberem quem você é e, mais importante, confiar em você. De acordo com o Relatório Especial Edelman Trust Barometer de 2019, apenas 34% das pessoas confiam nas marcas que usam.

Infelizmente, muitas marcas concentram suas histórias nas características do produto, perdendo uma grande oportunidade de causar impacto. Compartilhar sua história é a melhor maneira de preencher essa lacuna, demonstrar transparência e cultivar relacionamentos mais autênticos.

3) Ajuda a atrair as pessoas certas

As pessoas hesitam em se envolver com marcas que não demonstram cuidado e consideração com as pessoas. Isso vale para consumidores e funcionários em potencial. 

Contar histórias da marca permite que você se comunique mais do que faz; ajuda a mostrar às pessoas no que você acredita. Ao articular seus valores, você facilita o alinhamento das pessoas com você – e pode atrair melhores talentos para trabalhar em sua empresa. 

4) Ajuda a comunicar seu valor

A sabedoria convencional sugere que há duas maneiras de competir como empresa: preço e valor.

Competir no preço não é apenas horrível; é uma corrida que a maioria das marcas não podem competir para sempre, mesmo que quisessem. Acredite, sempre há alguém mais jovem e mais experiente, com uma equipe mais enxuta, que pode cobrar menos por algo semelhante ao que você oferece. Importa se a oferta deles não é tão boa? Não.

A competição pelo valor, por outro lado, pode mantê-lo no jogo. Pense no valor que você fornece. O que eles experimentam? O que as pessoas realmente “recebem” quando compram de você?

5) Dá a você mais autoridade

Você não tem controle total sobre a história da sua marca. Sua história é parte do que você comunica, parte de como as pessoas percebem o que você comunica.

Embora isso possa ser frustrante, é importante se apropriar do que você pode controlar. Se você não promover a história da sua marca, as pessoas escreverão suas próprias narrativas sobre você – ou, pior, o desconsiderarão completamente.

É por isso que é muito melhor desenvolver e compartilhar a história da sua marca através de um branding bem elaborado do que permitir que o façam por você. 

“A autoridade de uma marca não é concedida ao empreendedor com a melhor mensagem, mas ao empreendedor mais disposto a expressá-la.” Dan Martell

Comece a contar sua história de marca

Se você tem uma história incrível e a vontade de contá-la, então você está no caminho certo! Agora é hora de encontrar maneiras de divulgar sua história:

  • Comece com o BRAND HEART. O Brand Heart da sua marca é composto de seu objetivo, visão, missão e valores. Esses princípios básicos são a base da história da sua marca. 
  • Aprenda a contar uma história forte. A narrativa é poderosa! Uma história de marca forte chama a atenção, cria uma emoção e envolve as pessoas – e isso vale para a narrativa de todos os meios. Quando você investe em uma boa história, seu cérebro responde fisicamente a ela. 
  • Verifique se o seu conteúdo é marcado adequadamente. A consistência é a chave para contar a história da sua marca de maneira eficaz, especialmente quando se trata de conteúdo. Use um checklist para garantir que seu conteúdo esteja alinhado: tom de voz, a personalidade e a identidade visual da sua marca.
  • Faça um brainstorm de idéias únicas de histórias. Comece mapeando a jornada do seu comprador para entender quais histórias contar em cada estágio.

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