Ao criar uma marca ou campanha específica, pense além do óbvio e considere outras áreas em que você pode deixar uma impressão única e duradoura.
Pesquisas mostram que muitas das decisões que pensamos serem racionais e analíticas são, de fato, impulsionadas por algo muito mais instintivo e emocional. O subconsciente, anatomicamente conhecido como sistema límbico, é onde armazenamos nossas memórias de longo prazo, onde formamos nossos hábitos e padrões e onde obtemos nossa intuição e criatividade.
Todos os dias vemos marcas ao nosso redor, mas essa sobrecarga pode dificultar a penetração de marcas em um nível puramente visual. As experiências, no entanto, envolvem mais do que apenas os olhos; eles brincam com múltiplos sentidos, às vezes todos eles ao mesmo tempo.
A marca sensorial opera com a premissa de que, se uma marca estimular vários sentidos, experimentaremos a marca mais profundamente, conectando-a em um nível emocional mais profundo.
Veja como o Marketing Sensorial utiliza cada sentido:
Visão
Este é o mais utilizado pelos profissionais de marketing. As cores, o tamanho e o formato são logo percebidos, influenciando, em alguns casos, nossas emoções mais diretamente. Quando reconhecemos uma marca antes de vermos o logotipo, significa que sua identidade foi bem trabalhada e consolidada, ganhando fácil associação.
Olfato
O olfato é um dos nossos sentidos mais influentes e é o sentido mais diretamente conectado ao sistema límbico. Como resultado, temos 100 vezes mais chances de lembrar de algo que cheiramos sobre algo que envolve qualquer um de nossos outros sentidos, incluindo a visão. Um exemplo é a empresa americana Starbucks, que parou de servir ovos no café da manhã, pois o cheiro do mesmo interferia no aroma do seu famoso café fresco moído na hora, causando uma queda nas vendas.
Audição
Há tempos, o som, é uma ferramenta muito utilizada pelo profissional de marketing, oferecendo a capacidade de capturar a atenção e ficar na mente do consumidor mesmo depois que a experiência inicial desapareceu.
Uma boa música, um perfume agradável podem levar com que o consumidor automaticamente alimente de forma positiva a sua percepção em relação ao negócio, além da qualidade do serviço que é oferecido.
Existem lojas e supermercados que conseguem controlar o fluxo de pessoas utilizando apenas música ambiente. Músicas com ritmos agitados para atuar no subconsciente e fazer com que as pessoas comprem mais rapidamente. O inverso ocorre em horários de pouco movimento: músicas lentas influenciam o consumidor a vagar mais lentamente pelos corredores, criando um clima agradável para que ele compre mais.
Tato
Um dos grandes diferenciais da compra offline é a possibilidade do cliente tocar no produto. A forma que a pessoa sente o produto certamente ajuda na hora de decidir a compra. Deixar os produtos ao seu alcance pode ser uma boa estratégia para oferecer agradáveis experiências aos consumidores e aumentar as vendas. As sensações táteis são: textura, dureza e peso.
Marketing Sensorial no segmento da construção civil
#casedesucesso Teste de Risco do produto “Super Surface” da Formica®
Para divulgar que a marca Formica® ganhava um novo e diferenciado produto em seu mix, nós preparamos um press-kit teste para ser entregue aos jornalistas que cobriram a Feicon 2005 (Feira Internacional da Construção). Cada kit era composto por um teste demonstrativo com uma amostra do laminado colada, mais uma esponja de aço, para que o jornalista pudesse comprovar a maior resistência a riscos. Tamanho o sucesso do press-kit enviado à imprensa,à pedido da Formica®, desenvolvemos um material semelhante para informar revendas e marceneiros sobre as características técnicas do novo laminado. Foram desenvolvidos cartazes e display de mesa com amostra do laminado + esponja de aço para testes. Essa ação junto com o trabalho da assessoria de imprensa da Mid atingiu outro target atendimento pela marca: arquitetos e decoradores, que solicitaram o fornecimento do produto para o lançamento na principal mostra de decoração do País, a Casa Cor.
Paladar
No segmento de alimentação, o sabor é naturalmente uma grande parte da experiência do consumidor; como todos sabemos, o melhor caminho para o coração de uma pessoa é através do estômago. No entanto, o senso de paladar ainda é relevante e pode ser incorporado às experiências da marca fora desse setor.
De fato, graças à memória e à associação, o ato do consumo físico nem é necessário para evocar emoções através do sentido do paladar. É certo que esse senso exige um pouco de criatividade para marcas de alimentos e bebidas.
Conclusão
O Marketing Sensorial sendo bem introduzido, sem exageros e tão pouco sem imposição, pode-se tornar um grande aliado na conquista, na retenção de clientes e no aumento das vendas. Agregue valor aos seus produtos e serviços criando uma experiência inesquecível aos seus clientes e aumente suas vendas!