Nas ações de Marketing Digital muito se fala em criar a jornada de compra para conversar diretamente com o seu público-alvo, em conhecer bem a sua persona. Mas você realmente sabe a diferença entre esses termos? Descubra abaixo e melhore ainda mais o engajamento com o seu cliente ideal.
Por que é importante conhecer sobre esses conceitos?
O grande objetivo de saber se comunicar com as pessoas que buscam conteúdos no mesmo nicho que você tem o seu negócio é bem claro. Você usa esse terreno em comum para atrair novos clientes e ganhar mais vendas com seus produtos ou serviços.
Para realizar essa atração você precisa saber muito bem quem é o seu cliente. Para isso você pode utilizar duas maneiras, a do público-alvo e a da persona. Entenda a diferença!
Se você falar com todo mundo, você não está falando com ninguém.” – Meredith Hill, consultora de marketing turístico e autora.
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Mas quem é o público-alvo?
O primeiro pensamento que nos passa na cabeça é uma resposta óbvia. “É o público-alvo que se identifica com meus conteúdos”. E está certo, porém não é o suficiente para uma campanha de marketing eficiente.
O melhor jeito de pensar nesse público é em suas características em comum, ou seja, a definição de público-alvo é o grupo de pessoas com características sociais, econômicas e demográficas propensas a comprar o seu produto.
Para as estratégias de marketing digital, esse público deve trazer informações como:
- Estado civil;
- Gênero;
- Idade;
- Profissão;
- Formação;
- E até média salarial.
Um exemplo para definir um público é:
“Homens e Mulheres 23 a 35+, solteiros, formação Superior em Engenharia, inseridos no mercado de trabalho há pelo menos 5 anos e com renda média de R$3.000,00 e querem aumentar sua capacitação profissional para alcançar melhores cargos e salários”
E quais as vantagens de utilizar público-alvo?
Quando você tem uma clientela sólida e sabe exatamente o que o seu público quer ouvir e em qual frequência esperam um novo conteúdo, fica menos difícil de atrair outras pessoas parecidas.
Mas no começo não é assim, quando você está abrindo um negócio digital, uma marca ou até criando um novo produto, precisa saber para quem oferecer, de nada adianta oferecer para milhares de pessoas que não estão interessadas.
Então estudar o seu público-alvo pode ser interessante, pois você consegue descobrir para onde apontar suas campanhas de marketing digital e o que falar para atrair a atenção das pessoas certas. Além disso, possui várias outras vantagens, como:
- É relativamente barato. Estudar o seu público não exige muitas informações e é algo simples, com menos pesquisa.
- Mesmo depois de conhecer o seu público, essa pesquisa ajuda a identificar quais campanhas funcionam melhor.
Como descobrir meu público-alvo?
Para descobrir quem é realmente o seu público, você pode começar pensando em algumas perguntas, como:
- Você vende para pessoas físicas ou empresas?
- A região em que as pessoas vivem interfere na sua venda?
- Os seus produtos são para homens, mulheres ou unissex?
- Pretende vender os seus produtos para qual classe social?
Ou ainda realizar uma pesquisa com os seus clientes atuais, realizando algumas perguntas chaves que permitem você encontrar um padrão e encontrar o seu público.
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E quem é a persona?
Esse outro método de classificar as pessoas que compram de você é parecido com o anterior, porém consegue trazem mais detalhes dos potenciais clientes, promovendo uma maior empatia para o marketing digital.
A persona é um cliente fictício, que traz uma bagagem enorme de detalhes que ele tem em comum com os seus possíveis clientes reais.
Alguns itens que ela deve apresentar são:
- Um nome fictício;
- Uma história curta, sobre o cotidiano dela;
- Profissão;
- Hábitos de comércio;
- Estilo de vida;
- Hobbies;
- Dúvidas;
- Reclamações sobre o produto;
- Ambições.
Um exemplo de persona é:
Rodrigo Vidal tem 26 anos, recém-formado em engenharia. Ele mora em São Paulo e divide o apartamento na Zona Sul com um amigo. Solteiro e sem filhos, tem um cachorro de 5 anos chamado Bill. Ele trabalha como trainee em uma pequena empresa privada no centro de São Paulo e tem uma renda de aproximadamente R$ 3.000,00 por mês. Rodrigo quer aumentar sua capacitação profissional para concorrer a vagas em empresas multifuncionais e conseguir promoções. Ele está fazendo curso de inglês aos sábados, mas precisa de uma pós em sua área de atuação. Rodrigo é descolado e adora acompanhar as novidades de seus amigos através das redes sociais. Seus hobbies são viajar, conhecer restaurantes de comida japonesa e andar de bicicleta na Paulista. Ele também pratica trilhas e atividades ao ar livre durante o final de semana. Prefere barzinhos a baladas, adora ler e assistir filmes e séries.
E quais as vantagens de utilizá-la?
A persona é um canal direto com um cliente fictício que representa todo o seu público de interesse, essa é a grande vantagem de utilizar essa ferramenta, e pode ser utilizado para melhorar os resultados das suas campanhas.
Além disso, possui outras vantagens para o seu marketing digital como:
- Mostra qual a linguagem você deve utilizar.
- Quais redes sociais estão concentradas mais pessoas como a sua persona.
- Definição de palavras-chaves.
- Melhora o timing para oferecer um produto.
- Cria uma imagem mais real na cabeça da sua equipe de marketing, conseguindo desenvolver campanhas mais empáticas e impactantes.
Como definir a minha persona?
Parece muito fácil inventar uma pessoa e dar várias características para ela. Porém não é assim que funciona, essa pessoa fictícia deve representar todos os seus clientes.
Por isso é necessária uma pesquisa aprofundada antes, que identifique vários traços de personalidade e padrões em seus possíveis compradores.
Você pode realizar algumas entrevistas, afim de você conseguir responder algumas perguntas como:
- Quem é seu cliente em potencial? Quais suas características físicas? Como são os traços psicológicos dessa pessoa?
- Em quais assuntos o seu cliente mais se interessa?
- Quais são as atividades rotineira de sua vida?
- Quais são os objetivos e os desafios do seu cliente?
- Como você pode ajudá-lo?
Ao ser capaz de responder todas essas, e mais algumas perguntas sobre o seu cliente, você consegue identificar a sua persona. Porém lembre-se, não basta inventar respostas, elas devem estar baseadas em todas as pessoas que podem comprar com você.
Após descobrir quem é sua persona, você deve focar em marketing digital e começar a produzir conteúdo de qualidade para atrair essas pessoas e vender cada vez mais.
Conheça mais dicas de marketing digital e conquiste o seu espaço online
Para você ter sucesso no ambiente digital você deve saber como atrair o seu cliente, como mostrar para eles que você é a melhor solução. Uma sugestão é utilizar o inbound marketing.
Para aprender como realizar isso e entender mais sobre as inúmeras ferramentas de marketing basta acompanhar os nossos conteúdos e ficar por dentro de várias dicas sobre como transformar o seu público em cliente.