Para gerar conteúdo de alta qualidade de forma consistente, você precisa de um fluxo constante de ideias de conteúdo, um fluxo de trabalho sólido e, o mais importante, um plano de conteúdo bem elaborado. Com um plano sólido, você pode se manter organizado, executar sua estratégia de conteúdo com sucesso e garantir que está criando conteúdo que realmente conectará as pessoas certas e as converterá em fãs para toda a vida.
Se você nunca criou um plano antes (ou não tem certeza se está fazendo isso da maneira certa), você veio ao lugar certo. Aqui, orientaremos você no processo de planejamento de conteúdo e o ajudaremos a evitar erros comuns ao longo do caminho. Mas primeiro, vamos voltar ao básico.
O que é um plano de conteúdo?
Resumindo, um plano de conteúdo é uma forma de documentar o marketing de conteúdo que você deseja criar – e garantir que todos em sua equipe permaneçam na mesma página.
Por que você precisa de um plano de conteúdo?
Um bom marketing de conteúdo é estratégico e intencional. Também envolve muitas partes móveis, desde a redação até o design. Quanto melhor você planejar, mais fácil será…
- Publique de forma consistente. Se você deseja construir sua marca por meio de conteúdo, você precisa aparecer regularmente para seu público. Publicar um fluxo constante de conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de fazer isso. Mas se você não tiver uma infraestrutura de conteúdo confiável (também conhecida como conhecimento e recursos para criar conteúdo), será muito difícil produzir e publicar conteúdo de alta qualidade de forma consistente. Um plano de conteúdo ajuda a manter todos na mesma página para garantir que você cumpra os prazos e publique a coisa certa no momento certo.
- Conte as melhores histórias da sua marca. Gostamos de pensar no marketing de conteúdo como um ecossistema único, onde cada conteúdo ajuda a reforçar a história da sua marca. Se você estiver criando conteúdo aos poucos ou em tempo real, será mais difícil controlar a qualidade e a mensagem que você está enviando. Mas com um plano de conteúdo sólido, você pode garantir que estará criando a combinação certa de conteúdo para o seu público.
- Maximizar recursos. De acordo com o Instituto de Marketing de Conteúdo 54% dos profissionais de marketing B2B afirmam que a falta de recursos é o seu maior desafio. Quando você sabe qual conteúdo planeja criar, pode identificar e alocar recursos de maneira mais eficaz. Na verdade, quanto mais você planeja, mais você pode aproveitar seu conteúdo.
Observação: o mais importante é documentar seu plano. Isso pode ajudá-lo a acompanhar seu conteúdo, identificar oportunidades de conteúdo adicionais e muito mais.
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Como criar um plano de conteúdo
Criar um plano de conteúdo é simples e direto (se você souber o que está fazendo). Siga estas cinco etapas para se preparar para o sucesso.
1) Complete sua estratégia de conteúdo.
O marketing de conteúdo bem-sucedido não começa com conteúdo – começa com estratégia. Antes de fazer seu plano de conteúdo, você precisa saber quais são seus objetivos, quem é seu público, como seu conteúdo apoiará esses objetivos, como você planeja medir o sucesso, etc. não será muito eficaz. (Na verdade, é quase certo que você desperdiçará tempo e recursos valiosos por pouca recompensa.)
2) Construa seu pipeline de conteúdo.
Um bom conteúdo raramente acontece quando você está lutando para criar algo de última hora. Portanto, seu plano de conteúdo precisa levar em conta quaisquer eventos ou datas significativas para as quais você criará conteúdo. Isso pode incluir todos os tipos de eventos notáveis, como:
- Feriados;
- Eventos sazonais;
- Marcos da empresa;
- Lançamentos;
Para garantir que esses eventos estejam no seu radar desde o início, sugerimos elaborar as etapas de conteúdo, onde você documenta eventos importantes para cada trimestre. Embora você ainda não esteja se concentrando nesses eventos, é importante tê-los em mente para que você possa fazer um brainstorming e se preparar com bastante antecedência.
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3) Decida sua cadência.
Com que frequência você planeja publicar? O que é uma cadência constante e razoável? Isso dependerá do conhecimento, das habilidades e da capacidade de sua equipe para criar vários conteúdos. Você pode publicar diariamente, semanalmente ou mensalmente – tudo depende da sua marca. O que mais importa é que você escolha uma cadência razoável que possa manter de forma realista.
4) Brainstorm de ideias por mês.
As necessidades de conteúdo de cada marca serão diferentes, mas se você estiver construindo sua operação de conteúdo do zero, será útil dividir os planos de conteúdo por trimestre (por meio de seu pipeline de conteúdo) e depois por mês. Achamos especialmente útil escolher um tópico específico, um conjunto de palavras-chave ou um tema sazonal para fazer um brainstorming a cada mês.
Observação: embora você possa traçar esses temas de maneira vaga, eles não devem ser escritos em pedra. As coisas podem (e muitas vezes mudam). Se você estiver fazendo um brainstorming com muita antecedência e algo inesperado acontecer, isso prejudicará todo o seu calendário. Em vez disso, planeje de 1 a 3 meses por vez.
Quando chega a hora de debater ideias de conteúdo específico, existem algumas práticas recomendadas a serem lembradas:
- Incluir as partes interessadas. Não deixe ninguém importante de fora dessas reuniões. Mais mentes produzem ideias melhores. Além disso, você não quer voltar à estaca zero se uma parte interessada não aprovar a ideia.
- Verifique suas ideias. Não siga suas primeiras ideias. Em vez disso, use suas personas de marketing para examinar e priorizar as ideias que terão maior repercussão em seu público.
- Considere a plataforma. Onde vive o seu público online e que tipo de conteúdo ele gosta de consumir nessas plataformas? Isso pode influenciar os tipos de ideias que você debate.
Depois de ter sua lista de ideias, pense na ordem em que deseja publicá-las. Por exemplo, se você está apenas começando a publicar conteúdo, você desejará publicar primeiro seus artigos maiores e mais amplos.
5) Elabore seu calendário editorial.
É aqui que você entra nos detalhes essenciais do planejamento de conteúdo. Crie e agende um calendário que mantenha todos informados, incluindo todos os detalhes relevantes, como tópico, palavra-chave, autor, etc. Novamente, você deseja agendar as coisas com antecedência suficiente para que ninguém fique despreparado ou seja pego de surpresa por um prazo. Porém, isso é marketing e as coisas mudam. Talvez você precise ser flexível e mover algum conteúdo para cima ou adiar outro conteúdo.
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6) Planeje sua estratégia de distribuição.
Não importa quão bom seja o seu conteúdo, se as pessoas não o veem, ele não está cumprindo sua função. Concentre-se nos canais que melhor se alinham com seus objetivos e tenham o maior alcance potencial. Por exemplo, se o seu objetivo é o reconhecimento da marca, priorize canais com alta visibilidade, como as redes sociais. Para geração de leads, use canais como e-mail ou conteúdo fechado em seu site. Essa abordagem garante que você não esteja distribuindo muito os recursos.
- Identifique onde seu público passa o tempo. Pode ser o LinkedIn para B2B ou o Instagram para o público mais jovem.
- Adapte seu conteúdo para cada plataforma. A segmentação por plataforma permite que você adapte sua mensagem e formato – usando recursos visuais e textos mais curtos para mídias sociais ou artigos longos para seu blog – garantindo que seu conteúdo tenha uma repercussão eficaz em diferentes segmentos de público.
- Analise os padrões de envolvimento do seu público para determinar os horários ideais de postagem. Muitas plataformas têm horários de pico de engajamento (por exemplo, LinkedIn durante a semana), que podem variar de acordo com o setor e o tipo de público. Planejar a distribuição em torno desses padrões ajudará você a maximizar a visibilidade e o envolvimento.
Como tornar seu plano de conteúdo bem-sucedido
À medida que você começa a documentar seu plano (e a medir os resultados à medida que avança), temos algumas dicas finais para garantir que seu trabalho de planejamento de conteúdo valha a pena.
- Otimize sua infraestrutura.
- Escolha a combinação certa de conteúdo. Pense no seu conteúdo como nutrição – seu público precisa de uma refeição bem balanceada para permanecer interessado (e satisfeito). Descobrir como servir o tipo certo de conteúdo isso manterá as pessoas engajadas.
- Adapte o conteúdo. Maximize seu conteúdo procurando maneiras de reaproveitá-lo. Por exemplo, você pode dividir um e-book em uma postagem de blog, trechos de mídia social, visualizações de dados ou até mesmo um episódio de podcast. Essa estratégia aumenta sua presença em todos os canais sem a necessidade de criar um conteúdo totalmente novo. (Para obter mais dicas sobre como fazer isso, descubra como uma estratégia de conteúdo divisível pode ajudá-lo a trabalhar de forma mais eficaz.
- Teste e ajuste. Boas métricas são a chave para o sucesso do marketing de conteúdo porque informam se o seu conteúdo realmente funciona ou não. Meça seus esforço se use os insights para melhorar seu conteúdo daqui para frente.
- Não seja obcecado com seu conteúdo. Se não estiver funcionando e você tiver que criar o mesmo conteúdo no próximo mês, misture tudo.