O marketing de engajamento rapidamente ultrapassou o marketing de interrupção, e o conteúdo de marca se tornou uma das ferramentas mais eficazes para que os profissionais de marketing se conectem com o público. No entanto, se o seu conteúdo não comunicar corretamente os valores da sua marca, ele não irá contribuir para aumentar o reconhecimento, engajar seu público ou alcançar seus objetivos.
Muitas marcas já enfrentaram esse problema, e queremos evitar que você passe pela mesma situação. Por isso, criamos uma lista de verificação prática para garantir que todo o conteúdo que você publicar esteja à altura das expectativas e, o mais importante, seja fiel à identidade da sua marca. Mas antes de seguirmos com a lista, é importante entender que nem todo conteúdo de marca é criado de forma igual.
Os Pilares de um Bom Conteúdo de Marca
Um bom conteúdo de marca transmite a essência da sua empresa. Ele mostra ao público quem você é, o que faz e como pode ajudá-los. Infelizmente, muitas marcas acreditam que qualquer tipo de conteúdo basta para criar uma presença sólida. Mas não é suficiente apenas colocar o logotipo em algo e achar que o trabalho está feito. Seja um relatório anual, um infográfico ou um vídeo, o conteúdo precisa deixar uma impressão duradoura e significativa. Ser capaz de fazer isso com maestria é uma das maiores vantagens competitivas em um mercado cada vez mais saturado.
Por quê? Porque um conteúdo de marca bem-feito permite que você crie conexões mais fortes com seu público de três maneiras principais:
- Atração: Um conteúdo bem desenvolvido atrai e incentiva as pessoas a interagirem com sua marca.
- Memorabilidade: Conteúdos visuais, especialmente, são processados mais facilmente pelo cérebro do que textos, já que absorvemos informações visuais de forma mais rápida. Quanto mais eficaz for o uso da identidade visual da sua marca, mais fácil será para as pessoas lembrarem e se conectarem com o seu conteúdo.
- Credibilidade: Uma comunicação consistente faz com que sua marca seja vista como confiável, o que é essencial para criar relacionamentos duradouros com o público certo. Se o conteúdo for inconsistente ou desarticulado, com falhas no design ou na apresentação, será muito mais difícil manter esses laços.
Além disso, o conteúdo de marca é o que os consumidores esperam — e é mais eficiente do que a publicidade tradicional. De acordo com o estudo O Impacto Emocional da Narrativa de Marca, da Realeyes/Turner Ignite, o conteúdo de marca gera emoções mais intensas do que os comerciais tradicionais de 30 segundos.
Comparado à publicidade tradicional, o estudo revelou que o conteúdo de marca leva os espectadores a:
- Ter 62% mais chances de uma reação positiva.
- Ficar 31% mais engajados emocionalmente.
- Ter 17% mais probabilidade de realizar uma compra.
Resumindo: Se você quer criar conexões significativas com seu público, o conteúdo de marca é o caminho a seguir. No entanto, ele só será eficaz se agregar valor e refletir a sua marca com precisão. Muitos dos conteúdos de marca que vemos se encaixam em uma destas categorias:
- Marca exagerada: O foco está exclusivamente na marca, sendo autorreferencial ou visualmente exagerado.
- Submarca: A presença da marca é mínima ou inexistente, resultando em um conteúdo genérico e esquecível.
- Marca errada: A marca está representada de forma inconsistente ou fora do padrão habitual.
Você certamente quer evitar esses erros. Por isso, antes de lançar seu próximo vídeo, enviar um e-mail marketing ou publicar um e-book, use nossa lista de verificação para garantir que o conteúdo de marca tenha alta qualidade e gere retorno sobre o investimento.
LEIA TAMBÉM: Proposta de valor da marca: o que é e como criar uma?
Lista de Verificação para Conteúdo de Marca
Dica profissional: Compartilhe essa lista com todos os criadores de conteúdo da sua equipe para garantir coesão e consistência em tudo que for produzido.
- Identifique o valor para o seu público. Um dos maiores equívocos no marketing de conteúdo é criar ideias brilhantes que não estão conectadas às necessidades do público ou à marca.
- Esta ideia é relevante para o seu público?
- Quais problemas ou desejos essa ideia resolve?
- Há conclusões claras?
- O que o público vai aprender ou como ele se beneficiará com esse conteúdo?
Dica: Avalie suas ideias com base nas personas de marketing. Se estiver com dificuldades para gerar conteúdos de valor, veja nossas dicas para criação de conteúdos relevantes e sugestões de brainstorming.
- Garanta que a mensagem seja clara e consistente. Contar uma história coerente é essencial para fortalecer o reconhecimento da marca. A mensagem precisa ser clara e precisa.
- Você está usando as palavras-chave corretas?
- A mensagem é objetiva ou você está tentando comunicar muitas ideias de uma só vez?
- O conteúdo está alinhado com a estrutura geral de comunicação da sua marca?
Dica: Desenvolva uma estrutura de mensagens para guiar a criação de conteúdo, que inclua desde o slogan até a proposta de valor.
- Reflita a voz, tom e personalidade da sua marca. Cada peça de conteúdo deve expressar o tom e a personalidade da sua marca para se diferenciar e criar conexões genuínas.
- O tom está alinhado com a personalidade da marca?
- Ele está adequado ao contexto?
- As expressões utilizadas estão coerentes com a identidade da marca?
Dica: Se você ainda não definiu claramente a voz da sua marca, use nosso modelo para ajudá-lo a estabelecer uma comunicação eficaz.
- Garanta que o design siga a identidade visual. O design é uma parte fundamental da sua narrativa. Certifique-se de que ele está em sintonia com a identidade visual da marca.
- As cores e elementos visuais estão corretos?
- As imagens refletem a estética e os valores da marca?
- A hierarquia das informações está clara?
Dica: Utilize nosso guia para desenvolver uma identidade de marca coesa.
- Considere SEO e acessibilidade. Assegure-se de que o conteúdo seja facilmente encontrado e acessível.
- As palavras-chave da marca e do setor estão incluídas?
- O conteúdo está bem organizado e fácil de ler (com o uso de títulos, listas, etc.)?
- As imagens possuem descrições alternativas adequadas?
Dica: A falta de acessibilidade pode prejudicar a imagem da sua marca. Certifique-se de incluir esse aspecto em seus projetos.