Eles são velhos conhecidos e amados pelos publicitários. Afinal, quem é que nunca se encantou pela mascote de uma marca ou comprou um produto por gostar do garoto-propaganda?
Como sabemos, o processo de compra é facilitado quando a marca consegue atingir o lado emocional do seu público, promovendo uma identificação direta. Logo, a criação de um personagem para representar sua empresa ou produto é a “carta na manga” que você precisa ter para criar proximidade com quem você deseja.
Tanto a mascote quanto o garoto-propaganda são personagens usados reforçar os valores da sua marca e, ao mesmo tempo, estabelecer um vínculo afetivo com as pessoas.
Vamos contar aqui como é o processo de criação de cada um deles e dar alguns exemplos, para que você entenda qual é a melhor opção para sua empresa.
Mascote
A mascote é uma representação gráfica, ou seja, um desenho (animado ou não) que simboliza uma marca ou produto, que pode ser uma criança, um adulto, um animal ou até um objeto, como carros, máquinas etc.
No caso de ser uma bola, por exemplo, convém dar a ela características humanas, tais como um nome próprio, olhos e boca. Se for um bicho, ele deve comunicar-se com o público de alguma forma, por meio de recursos visuais que indiquem a fala (balões etc).
Garoto-propaganda
O garoto-propaganda é uma personalidade pública escolhida para anunciar um produto. Geralmente, é uma pessoa muito famosa e querida pelo público-alvo.
Assim como a mascote, o indivíduo que vai representar sua marca deve demonstrar uma afinidade com seu propósito e valores, tanto na aparência quanto nas atitudes.
Não são raras as situações em que os contratos publicitários de celebridades são cancelados, geralmente porque o artista não teve uma conduta adequada, causando danos à própria imagem e à da empresa.
Por essa razão, a escolha dessa personalidade deve ser bastante criteriosa, sempre levando em conta o seu público-alvo ou persona; o que o profissional representa para ele e o seu comportamento de uma forma geral.
Tomando-se tais cuidados, com certeza essa é uma excelente estratégia para atrair a atenção dos clientes e aumentar as vendas.
Agora que explicamos o que diferencia um personagem do outro, vamos à parte prática.
Concebendo um personagem para sua marca
A primeira coisa é saber o que é melhor para sua marca: a mascote ou o garoto-propaganda? Como você deve ter percebido, a primeira opção é a mais simples e não envolve custos muito altos, ideal para quem tem um orçamento mais enxuto.
Além disso, ele é um personagem exclusivo, que não poderá ser utilizado por nenhuma outra instituição. Já o ator de novela pode fazer anúncios para outras marcas após o fim do contrato.
Por outro lado, ele tem a vantagem de ser uma pessoa “de carne e osso” e já reconhecida pelo público, o que pode gerar um impacto positivo imediato e um alcance muito maior.
Desenvolvendo o briefing para criação
Para concepção do seu personagem, é necessário fazer uma análise detalhada do perfil da empresa e do público que ela deseja alcançar, coletando as seguintes informações:
- Produtos ou serviços oferecidos
- Missão, visão e valores da empresa
- Objetivos da marca
- Definição do público-alvo ou persona
- Localização geográfica
Construindo a identidade visual
É extremamente importante que a imagem da mascote ou do garoto-propaganda esteja alinhada com as características visuais da marca, contribuindo para alcançar os objetivos institucionais ou comerciais da organização.
O personagem tem que levar as mensagens-chave da empresa, transmitindo simpatia, credibilidade e, sobretudo, comunicando-se com seu público.
Exemplos da aplicação dos personagens de marca
1 – Garota Formica®
A Mid criou o programete Minuto Formica, veiculado nas emissoras Rede TV e Rede Vida, entre os intervalos dos programas TV Leo e Marcenaria Moderna que eram voltados para os marceneiros. O programete contava com uma apresentadora, a Garota Formica®, que de forma didática divulgava os novos produtos e reforçava o conceito “Atenção, Formica é Marca!”
2 – Personagens para app KDCARE
Criamos para a KDCARE, app da área da saúde desenvolvido para facilitar o atendimento home care, todos os personagens referente aos profissionais que prestavam serviço, bem como as personas que se beneficiavam dos serviços. Os personagens foram utilizados em toda a comunicação da marca, como redes sociais, estande para eventos, material impresso, vídeos e também foram transformados em animações dentro do aplicativo.
3 – Cãozinho da Cofap
Quem não se lembra do simpático cãozinho que aparecia nas propagandas de amortecedores? A identificação com a mascote foi tão forte que até hoje os cães da raça Dachsund são conhecidos como “Cofap”.
4 – Tiger, do Sucrilhos Kellogs
Este é um personagem que tem espaço vitalício nas embalagens de cereal. Afinal, o tigrinho simboliza perfeitamente a força e a energia que o alimento fornece.
5 – Ronaldo, para Nike
No auge da carreira, Ronaldo “Fenômeno” personificou a imagem da Nike, por ser o . Ninguém mais qualificado do que o melhor jogador de futebol do mundo para representar a gigante mundial de artigos esportivos.
6 – Carlos Moreno, para Bombril
Durante muitos anos, a marca de produtos de limpeza teve seus comerciais protagonizados pelo ator Carlos Moreno, comediante multifacetado que topou o desafio de ser “1001 utilidades”, como diz o slogan da marca.
A construção do personagem de marca é, sem dúvida, um diferencial que pode fazer sua empresa se destacar no mercado!