O empreendedorismo está em alta e é indispensável para o desenvolvimento do país. No entanto, um dos primeiros obstáculos para quem deseja ter o seu próprio negócio é a escolha de um nome adequado, processo conhecido como naming. Ao contrário do que muita gente imagina, ter criatividade ajuda, mas não é o suficiente para criar um bom nome para sua marca.
Se você está com dificuldades nesse sentido, talvez seja porque está deixando de fazer uma série de perguntas importantes, que podem facilitar sua escolha.
No artigo de hoje, vamos desvendar os mistérios do naming e dar todas as dicas para que você consiga selecionar o nome ideal para o seu negócio. Confira!
Naming: dando uma identidade à sua empresa
Escolher o nome da sua empresa é um dos primeiros passos para a construção de uma marca forte, que deve estar associada ao propósito e ao posicionamento que você deseja para ela.
Portanto, esta é uma opção que não deve ser feita ao acaso ou baseada no gosto pessoal de cada um.
É preciso entender a fundo o seu segmento de mercado, considerando as preferências do público-alvo, os valores que sua empresa deseja transmitir e, se possível, ter uma conexão com o principal produto ou serviço comercializado.
Nos próximos parágrafos, falaremos sobre os tipos de nome existentes e, finalmente, como definir o melhor nome para sua marca!
Alternativas para o nome ideal
Saiba quais são os tipos de nome e a lógica que está por trás deles, assim fica mais fácil criar o seu!
1. Descritivo
Normalmente é a alternativa mais fácil, pois indica o que a empresa ou produto faz. Ex: Banco Itaú.
2. Inventado
É um nome criado totalmente do zero, o que acaba tornando o processo mais complexo. Por outro lado, a empresa sai ganhando pela originalidade. Ex: Kibon
3. Inspirado na experiência do cliente
Sabe aquela história do propósito? Que tipo de experiências você pretende proporcionar ao seu cliente? Um nome que traduz a experiência do consumidor tem grandes chances de ser bem aceito pelo público. Ex: Vivo
4. Criação de siglas
As siglas são bem comuns e costumam “pegar” fácil, por serem curtas. Mas também podem dificultar a identificação das pessoas, por isso, tome cuidado. Ex: IBM
5. Sugestivos
São os que remetem aos aspectos da marca e permitem criar uma associação direta com seu produto, passando credibilidade. Ex: Duralex.
6. Nome do proprietário
Muitas pessoas optam por colocar seu próprio nome na empresa. Empreendimentos de tom mais sério e conservador, como os escritórios de advocacia, costumam seguir esse caminho, porém há outros casos muito bem sucedidos, como Ford e Walt Disney.
7. Combinações de palavras
É a união de um ou mais termos que sintetizem os valores da marca. Ex: Microsoft (Microcomputador + software). Agora que você já conhece os procedimentos para a criação, vamos ao passo a passo para chegar ao nome ideal.
Principais etapas do naming
Imagine quantas empresas similares à sua devem existir no mercado. Por isso, escolher um nome que represente o seu negócio não é uma tarefa fácil. Comece por estas etapas:
1. Brainstorming
Liste todos os termos que você acha que seriam relevantes para a criação do nome, sem fazer nenhum filtro.
2. Pré-seleção
Depois, selecione aqueles que têm possibilidade real de ser o nome da sua empresa. É necessário pesquisar para saber se já não estão em uso em outra instituição do mesmo ramo.
3. Faça o teste
Avalie o desempenho dos termos escolhidos fazendo pesquisas de campo com seu público-alvo. Qual deles é mais fácil de lembrar? Qual tem a melhor sonoridade ou se relaciona melhor com o que a sua empresa vai vender?
Lembre-se que, no final das contas, o que vale é transmitir os objetivos da empresa, como ela quer ser percebida no mercado e também o que faz o seu produto.
Mas, afinal, o que faz um nome ser realmente eficaz? Veja as dicas!
- Simplicidade e originalidade
- Valoriza o propósito da organização
- Expressa o que a diferencia dos concorrentes
- É fácil de memorizar
- Possui boa sonoridade (vide o próximo item)
- Disponibilidade do domínio (URL) na internet para criação do site
- Palavras com boas chances de posicionamento nos mecanismos de busca (SEO)
Batendo o martelo
Você já está numa fase avançada do seu processo de naming, mas ainda resta avaliar alguns pontos para tomar a decisão correta. São eles:
- Significados: veja os significados (semântica) que a palavra traz, tanto no sentido literal quanto por associação.
- Posicionamento: descubra se ele está alinhado às expectativas que o consumidor deve ter em relação à empresa/produto.
- Aparência: analise junto com um designer gráfico as possibilidades para criação da logomarca (identidade visual).
- Sonoridade: a pronúncia em voz alta ajuda a perceber se o nome é de difícil assimilação, se causa estranheza. Caso não te agrade, é muito provável que não agradará também ao seu potencial cliente.
Registro da marca
Depois de defini-la, é imprescindível registrar a marca e adquirir o domínio associado a ela na internet, assim como criar as redes sociais com o respectivo nome. O registro deve ser feito pelo site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Devido à enorme quantidade de sites, é possível que você não consiga registrar o termo exato que procura. Nesse caso, pense em variações, sem deixar de lado o nome da empresa.
Outra recomendação é sempre optar pelos domínios de final .com.br ou .com, que são melhor ranqueados no Google.
Entendeu por que escolher bem o nome da sua marca é crucial para o sucesso do seu empreendimento? Ele é o primeiro ponto de contato do cliente com a sua empresa.
Então, não corra o risco de errar! Entre em contato com a gente e deixe que nosso time de especialistas cuide disso para você!