Um bom posicionamento de marca ajuda a orientar a estratégia de marketing, esclarecendo o que é uma marca, como ela é única, como é semelhante a marcas concorrentes e por que os consumidores a compram. Assim, em palavras simples, o posicionamento de marca refere-se ao lugar que uma empresa ocupa na mente de seus consumidores.
Os principais objetivos do posicionamento da marca incluem:
- Relevância: os clientes devem achar a marca atraente. Caso contrário, a marca não fará parte do conjunto de considerações, independentemente de quão diferenciada ou crível seja.
- Diferenciação é o principal fator para o sucesso do posicionamento. A marca deve ser exclusiva versus ofertas competitivas.
- Crível e atingível: se você não puder fornecer a oferta com credibilidade, o cliente ficará com uma promessa vazia.
É extremamente importante, ao desenvolver uma estratégia de posicionamento de marca, atingir os três objetivos ao mesmo tempo. Isso porque marcas altamente relevantes, embora não diferenciadas, correm o risco de se tornarem commoditie. Da mesma forma, marcas altamente diferenciadas, embora não particularmente relevantes, tornam-se fornecedores de nicho.
Estratégias de posicionamento
- Posicionamento por atributos e benefícios do produto: Uma das abordagens mais utilizadas é diferenciar a marca dos concorrentes com base nas características ou benefícios específicos oferecidos. Os profissionais de marketing tentam identificar atributos relevantes aos consumidores, os quais são a base para tomar uma decisão de compra. Em algumas situações, um produto pode ser posicionado em mais de um benefício do produto.
- Posicionamento por preço / qualidade: Os profissionais de marketing geralmente usam características de preço / qualidade para posicionar suas marcas. Uma maneira de fazê-lo é com anúncios que refletem a imagem de uma marca de alta qualidade (premium) em que o custo, embora não seja irrelevante, é considerado secundário.
- Posicionamento por uso ou aplicação: Outra maneira é comunicar uma imagem ou posição específica para uma marca associá-la a um uso ou aplicativo específico.
- Posicionamento por classe de produto: Frequentemente, a competição por um determinado produto vem de fora da classe de produtos. Por exemplo, as companhias aéreas sabem que, apesar de competirem com outras companhias aéreas, trens e ônibus também são alternativas viáveis. O produto está posicionado contra outros que, embora não sejam exatamente iguais, oferecem a mesma classe de benefícios.
- Posicionamento por usuário do produto: Posicionar um produto associando-o a um usuário ou grupo de usuários específico é outra abordagem.
- Posicionamento pelo competidor: Os principais concorrentes podem ser tão importantes para posicionar a estratégia quanto os produtos ou serviços de uma empresa. Essa abordagem é parecida com o posicionamento por classe de produto, embora a concorrência esteja dentro da mesma categoria de produto.
- Posicionamento por símbolos culturais: Essa é uma estratégia de posicionamento adicional, na qual os símbolos culturais são usados para diferenciar as marcas.
Como criar um posicionamento de marca em 3 etapas (simples):
Etapa 1: para criar um posicionamento único e bem-sucedido para sua marca, você precisa analisar o seguinte:
- Entenda o que seus consumidores querem;
- Entenda quais são os recursos da sua empresa e da marca;
- Analise os concorrentes em como estão posicionando suas marcas.
Etapa 2: depois de fazer isso, você precisará escolher uma declaração de posicionamento que:
- Ressoará com seus consumidores;
- Pode ser entregue por sua empresa (recursos);
- Se diferencie dos seus concorrentes.
Uma maneira fácil de definir uma declaração de posicionamento da marca é resumi-la em três palavras. Por exemplo, “vegano, tradicional e feminino”. Tente não escolher palavras genéricas como “produtos de qualidade, único, bem-sucedidos”, porque esse é o objetivo de todas as marcas.
Etapa 3: O desafio restante é refletir esse posicionamento da marca em tudo o que você faz (personalidade da marca, design de embalagem, produto, serviço, design de identidade visual, comunicação, etc.).
Bom, agora é só incluir essa importante etapa no seu planejamento de marketing! Tenha certeza que um posicionamento bem-feito e assertivo será fundamental para que sua a empresa ou marca tenham vantagem competitiva e fique na mente do público.